Bordando o Vale

O Projeto Bordando o Vale tem como objetivo principal contribuir para a geração de renda de artesãs, realiza oficinas de capacitação em educação patrimonial e técnicas de artesanato. Resgata a História local, através de pesquisas e relatos de memória, estabelecendo linhas temáticas de trabalho. As artesãs são auxiliadas pela desenhista Maria José Marchiori, que a partir de fotografias e de encontros marcados pela recordação de histórias do passado, desenha memórias, materializando-as em “riscos” que são posteriormente confeccionados com bordados e técnicas de costura. Os produtos artesanais compõem exposições e são comercializados.

O projeto teve início em 2009, a partir de uma parceria entre o Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase (UGB/FERP) e o Projeto Social Amor-perfeito (Ipiabas – Barra do Piraí). As bordadeiras Amor-perfeito contaram com a consultoria do Sebrae-RJ e fundaram o grupo Bordando o Vale do Café.

Em 2014 o Centro Cultural foi contemplado com o edital de Apoio à Pesquisa (APQ 1) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e implementou o Projeto Bordando o Vale em outro grupo de artesãs. Através da mesma temática, conceitos e metodologia, construiu com o Grupo de Pais da APAE de Barra do Piraí uma nova linha de produtos, marcado por outras técnicas e nova identidade visual.

Assim, concretizamos duas linhas dentro do Projeto Bordando o Vale, ambas compostas por peças que tem como diferencial a ilustração de lugares de memória que fazem parte das histórias de vida das artesãs dos grupos. Esses lugares de memória são apresentados como “marcas” que identificam parte da história da região.