25/01/2017

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) iniciou na noite desta terça-feira, dia 24, o V Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos Docentes. O evento, realizado no Auditório Milton Carlos, no campus Volta Redonda, segue até o próximo dia 31 e marca o início das comemorações do cinquentenário da instituição, que acontecerá em novembro deste ano.

A abertura do Simpósio foi feita pelo reitor Doutor Geraldo Di Biase Filho. Dando sequência à cerimônia, a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Drª Elisa Alcantara, premiou os vencedores do concurso para a criação da logomarca e o slogan comemorativos aos 50 anos da FERP. Ao todo foram apresentadas 32 logomarcas e 50 slogans. Após análise de uma comissão, três trabalhos de cada categoria foram selecionados e a votação foi feita por meio das redes sociais.

A logomarca criada por Rogério Rodrigues Ruhena, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo, foi a vencedora. Ele falou da inspiração que teve e da emoção por ter vencido o concurso. “Estou muito feliz, tanto pelo fato de vocês estarem me proporcionando a oportunidade de ter uma bela e futura profissão, como pelo fato de ter colaborado, principalmente através da arte visual, para esta data tão importante”, disse Ruhena.

Já o melhor slogan foi de Leonardo da Silva Ribeiro, que cursa Engenharia de Produção. “Quando resolvi participar eu passava por problemas pessoais e buscava um rumo. E aqui no UGB eu me encontrei. Na empresa onde trabalho fui promovido por ser o único da minha área que estava cursando uma faculdade. A partir daí percebi que o UGB estava fazendo uma história na minha vida e decidi fazer esse slogan”, lembrou.

Durante a solenidade também foram homenageados os cursos que este ano completarão 50 anos: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Letras e Pedagogia. Ainda sobre as homenagens, foram convidadas a dar seus testemunhos duas pessoas que estão na instituição desde o início de sua fundação, como Maria Aparecida Di Biase, que foi professora, diretora e hoje está no Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase, no campus Barra do Piraí, além de Yone dos Santos Ravaglia, ex-aluna e hoje professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Um dos pontos altos do evento foi quando alunos do curso de História, sob a orientação do professor Antônio Carlos da Silva, apresentaram uma peça teatral contando um pouco da história da FERP.

A pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, afirmou que esse primeiro evento foi muito positivo e destacou que o objetivo ao longo do ano é envolver toda a comunidade acadêmica. “O UGB se tornou um dos mais importantes Centros Universitários da região. É um momento muito especial e vamos realizar diversas ações para comemorar essa data. Para isso, porém, vamos contar com a participação de professores, alunos e funcionários”, explicou a pró-reitora.

Para o reitor Dr. Geraldo Di Biase Filho, acreditar no poder transformador da educação foi o ideal sonhado pelo chanceler e fundador Dr. Geraldo Di Biase. “Hoje essa crença continua sendo a propulsora dos nossos investimentos e propósitos. Sabemos que não chegaríamos ao cinquentenário sem o empenho de diversos funcionários que ao longo da vida se dedicaram à instituição. Reconhecemos que hoje somos uma instituição sólida pelo esforço e compromisso de cada pessoa que compõe a nossa equipe”, finalizou o reitor.