• Publicado: sexta-feira, 15 de setembro de 2017
  • Por: Pibid
  • Tags: pibid

PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

“REFLEXÕES E SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS”

O UGB nos seus mais de quarenta e cinco anos de atuação no campo educacional tem como tradição a formação de muitos dos melhores professores que atuam nas diferentes salas de aula do Sul Fluminense. O curso de Biologia, parte integrante dessa importante atuação, conquistou em 2014 a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

O projeto é desenvolvido no Instituto de Educação Professor Manuel Marinho, situado no bairro Vila Santa Cecília, no município de Volta Redonda. O colégio sob a direção da professora Áurea Lino Passos Machado atende aos segmentos de Ensino Médio regular e Curso Normal.

Neste ano de 2015 participam da ação seis turmas do segundo ano do Ensino Médio, totalizando 356 alunos, com a coordenação da professora Altagratia Chiesse, a supervisão do professor Renato da Silva Teixeira e as acadêmicas bolsistas: Crislaine, Eduarda, Juliana, Lara, Lauriana, Mary Ellen, Rosane, Talita e Thamires.

São realizadas intervenções nas aulas de Biologia de uma forma construtiva e inovadora, com o objetivo de reforçar através da utilização de atividades práticas complementares o interesse não só pelas Ciências Biológicas, mas também pelo exercício da docência.

Os alunos bolsistas participam ativamente da elaboração de novas metodologias aprimorando suas habilidades, inicialmente na pesquisa bibliográfica e nas discussões teóricas sobre as modificações no ambiente escolar, e a inserção de ações que aprimorem o ensino-aprendizagem, e posteriormente sobre ações práticas que aumentem o interesse e a compreensão dos alunos da escola pelas aulas de Biologia.