• Publicado: sexta-feira, 15 de setembro de 2017
  • Por: Pibid
  • Tags: pibid

PIBID MATEMÁTICA

“ENSINO DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA”

O curso de Matemática do UGB participa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desde 2014, quando foi selecionado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O projeto é desenvolvido no Colégio Presidente Roosevelt, situado no bairro Conforto, no Município de Volta Redonda, dirigido pela professora Cláudia Rosenval e atende aos segmentos de Ensino Fundamental, segunda fase e Ensino Médio regular.

Neste ano de 2015 participam da ação sete turmas: duas de cada série do Ensino Médio, e uma turma do Ensino Fundamental, totalizando 286 alunos, com a coordenação do professor Fábio Souza e Silva, a supervisão do professor Eliseu Alves Izaias, e os acadêmicos bolsistas: Adrielle, Ana Paula, André Luiz, Aryadnne, Danieli, Dóborah, Hagata, Jaqueline e Vinícius.

Os acadêmicos bolsistas realizam intervenções nas aulas de Matemática de uma forma construtiva e lúdica, por meio de atividades práticas com materiais construídos por eles que servem de apoio às aulas curriculares. Assim, participam ativamente da elaboração de novas metodologias e na construção de materiais manipuláveis. Acreditamos que assim haverá nestes futuros docentes de Matemática, um aprimoramento de suas habilidades na prática docente por meio de pesquisas bibliográficas e discussões teóricas e metodológicas sobre as intervenções no ambiente escolar.

O nosso projeto de Matemática do PIBID–UGB/FERP, portanto, pretende promover a inserção de ações que aprimorem o ensino-aprendizagem e aumentem o interesse e a compreensão dos alunos pelos conteúdos de Matemática.