• Publicado: sexta-feira, 15 de setembro de 2017
  • Por: Pibid
  • Tags: pibid

PIBID LETRAS

"A OTIMIZAÇÃO DO USO DE LIVROS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS"

O UGB nos seus mais de quarenta e cinco anos de atuação no campo educacional se orgulha de ter participado na formação de muitos dos brilhantes professores que atuam nas diferentes salas de aula da Região Sul Fluminense.

O curso de Letras, uma célula, dessa importante atuação, conquistou a participação do importante Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

O PIBID de Letras é desenvolvido no Colégio Estadual Brasília, situado no bairro Vila Brasília, no município de Volta Redonda, dirigido pela professora Juciléa Lopes Carvalho, atendendo ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio.

O projeto é coordenado pelo professor Alexandre Batista, com a supervisão da professora Ana Ligia Marinho da Silva e os seguintes acadêmicos bolsistas: Dayanne, Douglas, Graziela, José Jorge, Laura, Marcella, Pedro Henrique, Sheila, Stephania e Tamires.

Assim, o curso de Letras propõe-se a desenvolver ações pedagógicas, a partir da definição de planos de trabalho que ampliem a utilização do livro didático na escola. O curso de Licenciatura em Letras é a fonte de conhecimentos teórico-pedagógicos de onde devem irradiar ações que buscam ampliar a formação de nossos licenciandos, futuros professores e aprimorar o uso do livro didático, um rico material didático muitas vezes subutilizado pela escola. Trata-se, portanto, da construção um núcleo de formação de referência não só para os alunos de Letras diretamente envolvidos, mas também para todos aqueles que estão genuinamente envolvidos com as causas do ensino e aprendizagem. Assim, são desenvolvidas diferentes atividades envolvendo a otimização do livro didático.