• Publicado: sexta-feira, 15 de setembro de 2017
  • Por: Pibid
  • Tags: pibid

PIBID HISTÓRIA

“NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA”

O curso de História desenvolve as ações do Pibid no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, em Volta Redonda, atendendo aos segmentos de Ensino Médio e Fundamental. Participam do projeto os acadêmicos Daniele, Fabíola, Fernando Henrique, Flaviane, Gabriel, Gilberto, Isvi, Letícia, Luciano, Rômulo, o professor supervisor Cláudio Silvestre e o professor coordenador Paulo Célio.

Em 2014 o projeto envolveu onze turmas do Ensino Médio e quatro turmas do Ensino Fundamental, totalizando cerca de 450 alunos. Ao longo do ano foram realizadas intervenções em sala de aula, objetivando a dinamização do ensino de História e das Ciências Humanas bem como estimular o exercício da docência entre os bolsistas do projeto, capacitando-os para uma intervenção mais madura e consciente em sala, buscando o desenvolvimento de novas estratégias de ensino tornando o fazer pedagógico, o ensinar-aprender história mais dinâmico e interativo.

Dentro dessa estratégia os alunos-bolsistas participam atividades: discussão e elaboração de novas metodologias voltadas para o ensino de História, organização de seminários, oficinas, projetos, exposições, palestras, etc. O projeto envolveu desde discussões teóricas e metodológicas sobre ensino-aprendizagem como também a discussão e aplicação de projetos educacionais, com destaque para o “Projeto Enem”, “Copa do Mundo”, “História e Monumento”, “História e Jornal”, que despertaram acentuadamente o interesse e a participação dos alunos nas aulas de História.