Objetivos
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tem como objetivo geral, formar tecnólogos com visão estratégica em Recursos Humanos, capazes de aprimorar suas habilidades pessoais em comunicação, liderança e planejamento, por meio da aplicação de técnicas gerenciais eficientes e eficazes.
Atuação
O campo de atuação de um profissional formado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do UGB é bastante amplo. Ele é habilitado para atuar no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos.
Além disso, esse profissional pode atuar em outras funções, como a de promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias). Atua também em processos de elaboração de planejamento estratégico, de programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.
Diferenciais
Currículo com estreita articulação entre a formação teórica e prática. Corpo docente com profissionais de mercado altamente capacitados que propiciam aos acadêmicos a construção de conhecimentos sólidos e a análise crítica, contribuindo assim, para o seu crescimento pessoal e profissional.
O curso para efeito de reconhecimento profissional do egresso, é vinculado ao Conselho Regional de Administração (CRA).
Recursos
Os acadêmicos do curso contam com salas de aulas adequadas, biblioteca, laboratório de informática, auditórios e recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem às necessidades pedagógicas do curso.
Avaliação
No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).
No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.
Matriz
1 PERÍODO
Componentes Curriculares | Carga Horária |
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Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem na Gestão de Recursos Humanos– (1) (4) | 60 |
Contabilidade Gerencial e Pensamento Computacional(2) | 80 |
Ética, Negociação e Mediação de Conflitos(2) | 80 |
Teoria Geral da Administração(2) | 80 |
Consultoria e Auditoria de Processos em Recursos Humanos(2) | 80 |
TOTAL | 380 |
2 PERÍODO
Componentes Curriculares | Carga Horária |
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Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem Educação das Relações Ético-raciais(1) (4) | 60 |
Economia, Empreendedorismo e Inovação(2) | 80 |
Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa – MTEP | 40 |
Técnicas de Administração de Pessoal(2) | 80 |
Governança Coorporativa, Risco e Compliance(2) | 80 |
Recrutamento e Seleção de Talentos(2) | 80 |
TOTAL | 420 |
3 PERÍODO
Componentes Curriculares | Carga Horária |
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Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem Educação Ambiental(1) (4) | 60 |
Gestão de Carreira, Liderança e Sucessão(2) | 80 |
Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico de Pessoas(2) | 80 |
Estatística e Probabilidade(2) | 80 |
Elaboração de Projeto de Pesquisa | 40 |
Projeto de Extensão à Comunidade- PEC(1) (4) | 60 |
TOTAL | 400 |
4 PERÍODO
Componentes Curriculares | Carga Horária |
---|---|
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem Educação em Direitos Humanos(1) (4) | 60 |
Gestão da Folha de Pagamento(2) | 80 |
Fundamentos do Direito do Trabalho e Práticas Trabalhistas(2) | 80 |
Gestão da Remuneração e de Benefícios(2) | 60 |
Gestão do Conhecimento e Educação Coorporativa(2) | 80 |
Português Instrumental | 40 |
TOTAL | 420 |
5 PERÍODO
Componentes Curriculares | Carga Horária |
---|---|
Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho | 40 |
Legislação Empresarial e Trabalhista(2) | 80 |
Libras/Oratória (Opcional) | 40 |
Orientação de TCC | 20 |
Tópicos Especiais(6) (3) | 40 |
Total | 220 |
Quadro Resumo
Conteúdos Curriculares | 1840 |
Estágio Curricular Supervisionado | 100 |
TOTAL GERAL | 1940 |
OBSERVAÇÕES:
(1) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.
(2) Componente Curricular articulado com metodologias ativas sendo 20 horas aplicadas por meio da sala de aula invertida.
(3) Componente curricular articulado com a extensão sendo 20 horas de atividade extensionista.
(4) Componente curricular articulado com a extensão sendo 40 horas de atividade extensionista.
(5) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.
(6) Componente Curricular articulado com metodologias ativas sendo 40 horas aplicadas por meio da sala de aula invertida.
(7) Estágio Curricular Supervisionado pode ser realizado a partir do 4º período.
Corpo docente
Nome | Titulação | Admissão | |
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Elisa Andrade Costa | Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro |
12/02/2019 |
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Cleber Vicente Gonçalves | Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis |
01/03/1999 |
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Deyvison Roberto Nascimento | Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté |
02/02/2015 |
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Marcelo Ferreira Pinto | Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios |
01/08/2006 |
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Carlos Alberto Silva | Especialista em Análise de Treinamento pelo Centro Universitário Geraldo di Biase |
01/08/2008 |
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Francisco Carlos Pereira | Especialista – MBA Gestão Empresarial |
01/08/2006 |
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Leandro Ribeiro Nogueira | Especialista em Gestão e Manejo de Recursos Naturais pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase |
01/02/2011 |
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Natália Silva de Alcântara | Especialista em Lingua Portuguesa pelo UGB |
01/02/2007 |
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Rafael Barros Furtado | Especialista em Psicología do Trabalho e das Relações |
01/10/2014 |
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