Objetivos

Licenciar professores para lecionar História, no Ensino Médio e Fundamental, mediante aquisição de competências relacionadas ao desempenho da prática pedagógica, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência e capacitando-o também, para as novas possibilidades que se abrem para a sua atuação profissional. 

Atuação

Para o licenciado em História, o horizonte profissional mais lógico é o magistério de Ensino Fundamental e Médio, mas existem oportunidades, que vão da pesquisa em órgãos históricos e de preservação da memória ao trabalho de assessorar programas culturais e de conservação do patrimônio histórico. Mais recentemente, o mercado do historiador expandiu-se na direção de projetos coletivos voltados para estudos de urbanização, ecologia, saúde e demografia. Há também empresas que buscam o auxílio de historiadores para melhor orientar sua perspectiva de atuação social ou recuperar sua memória institucional. Pode participar como profissional autônomo de equipes multidisciplinares em escolas de Ensino Fundamental e Médio e em instituições de pesquisa, serviços públicos que dispõem de acervo histórico, assessoria de programas culturais e de preservação de patrimônio histórico, arquivos, bibliotecas, museus e secretarias de cultura. 

Diferenciais

O Curso de História conta com um quadro de professores comprometidos com a formação de seus alunos, que visam ao aperfeiçoamento das habilidades do futuro professor e, para isso promovem regularmente eventos como: encontros acadêmicos, seminários, mesas redondas, projetos interdisciplinares, iniciação científica, aula passeio, excursões acadêmicas e projetos discentes que contribuem para um aprendizado dinâmico e diferenciado. 

Recursos

O curso conta com salas de aulas adequadas, biblioteca, mapoteca, laboratório de informática, auditórios e recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem às necessidades pedagógicas do curso.  

Avaliação

No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).

No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

1º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Português Instrumental 40
APTA I – Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem I* 60
História e Filosofia da Educação 40
História do Brasil Colônia I 60
História Antiga I 40
História do RJ I 40
Geo-História Ambiental 40
Introdução aos Estudos Históricos 40
SUBTOTAL 360

2º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
APTA II – Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem II* 60*
MTEP – Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa 40
Sociologia da Educação 40
História Antiga II 40
Teoria da História I 40
Brasil-Colônia II 60
História da África I 40
Antropologia 40
História do Tempo Presente 40
SUBTOTAL 400

3º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
APTA III – Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem III* 60
Psicologia da Educação 40
História Medieval  I 60
História do Brasil Império I 80
História da América I 40
História da África II 80
Teoria da História II 40
SUBTOTAL 400

4º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Didática 40
Laboratório de Prática Pedagógica (LPP) I** 120
História Medieval  II 60
História do Brasil Império II 60
História da América II 80
História do RJ II 40
Arte Cultura I 40
SUBTOTAL 440

5º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Legislação e Política Educacional 40
Laboratório de Prática Pedagógica (LPP) II** 120
Elaboração de Projeto de Pesquisa 40
Brasil República I 60
Historiografia I 40
História Moderna I 60
Arte Cultura II 40
História do Oriente I 40
Metodologia do Ensino de História 40
Estágio Curricular Supervisionado I 100
SUBTOTAL 580

6º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Libras e Educação Inclusiva 40
Laboratório de Prática Pedagógica (LPP) III** 120
Brasil República II 80
Historiografia II 40
História Moderna II 60
História da América III 60
Estágio Curricular  Supervisionado II 100
Orientação de TCC I 20
SUBTOTAL 520

7º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Laboratório de Prática Pedagógica (LPP) IV** 120
História da África III 40
História Contemporânea I 60
Pesquisa Histórica 40
História do Oriente II 40
Geopolítica 40
Tópicos Especiais I 40
Redação Acadêmica 40
Estágio Curricular  Supervisionado III 100
Orientação de TCC II 20
SUBTOTAL 540

8º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
PEC- Projeto de Extensão à Comunidade 20
História Contemporânea II 60
Brasil República III 60
Patrimônio Cultural 40
Historiografia: Tendências contemporâneas 40
Tópicos Especiais II 40
Estágio Curricular Supervisionado IV 100
Atividades Complementares *** 200
SUBTOTAL 560

QUADRO RESUMO

QUADRO RESUMO TOTAL
Conteúdos Curriculares 2800
Prática Pedagógica como Componente Curricular 400
Atividades Complementares 200
Estágio Curricular Supervisionado 400
TOTAL GERAL 3800


OBSERVAÇÕES:

(*) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 40 horas de atividade de pesquisa.
(**) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 100 horas de prática pedagógica
(***) Atividades complementares, desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.

Corpo docente

Nome Titulação Admissão
Antonio Carlos da Silva Doutor em História 01/06/2012
Luana da Silva Oliveira

Doutoranda em História

12/02/2008
Maria Joaquina Fernandes Pinto Doutora em Teologia pela PUCRJ 27/09/2015
Paulo Célio Soares Doutorando em História 25/08/1998
Aline Reis Mestre em Literatura Brasileira 02/06/2014
Carlos Renato Dias Lago

Mestre em História

10/04/2006
Edimilson Mendonça de Araujo

Mestre em História

03/02/2014
Fábio Elionar do Carmo Souza Mestre em Letras 01/02/2003
Simone Alves de Medeiros Mestre em Educação 01/02/2005
Sonia de Alcantara Gouveia Mestre em Educação 01/02/2002
Tania Bassi Costa Mestre em História 01/08/2006
Vagner dos Santos Alves Especialização em Sociedade, Natureza e a Questão do Poder 02/02/2004
Ver mais

Coordenação

Paulo Célio Soares

Doutorando em História

Email: paulocelio@ugb.edu.br

Telefone: (24) 3345-1700

Outros Cursos