Objetivos

Licenciar professores para lecionar História, no Ensino Médio e Fundamental, mediante aquisição de competências relacionadas ao desempenho da prática pedagógica, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência e capacitando-o também, para as novas possibilidades que se abrem para a sua atuação profissional. 

Atuação

Para o licenciado em História, o horizonte profissional mais lógico é o magistério de Ensino Fundamental e Médio, mas existem oportunidades, que vão da pesquisa em órgãos históricos e de preservação da memória ao trabalho de assessorar programas culturais e de conservação do patrimônio histórico. Mais recentemente, o mercado do historiador expandiu-se na direção de projetos coletivos voltados para estudos de urbanização, ecologia, saúde e demografia. Há também empresas que buscam o auxílio de historiadores para melhor orientar sua perspectiva de atuação social ou recuperar sua memória institucional. Pode participar como profissional autônomo de equipes multidisciplinares em escolas de Ensino Fundamental e Médio e em instituições de pesquisa, serviços públicos que dispõem de acervo histórico, assessoria de programas culturais e de preservação de patrimônio histórico, arquivos, bibliotecas, museus e secretarias de cultura. 

Diferenciais

O Curso de História conta com um quadro de professores comprometidos com a formação de seus alunos, que visam ao aperfeiçoamento das habilidades do futuro professor e, para isso promovem regularmente eventos como: encontros acadêmicos, seminários, mesas redondas, projetos interdisciplinares, iniciação científica, aula passeio, excursões acadêmicas e projetos discentes que contribuem para um aprendizado dinâmico e diferenciado. 

Recursos

O curso conta com salas de aulas adequadas, biblioteca, mapoteca, laboratório de informática, auditórios e recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem às necessidades pedagógicas do curso.  

Avaliação

No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).

No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

1º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM I - APTAI * 60
GEO-HISTÓRIA AMBIENTAL 40
HISTÓRIA ANTIGA I 40
HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA I 40
HISTÓRIA DO RJ I 40
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 40
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS 40
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 40
TOTAL 340

2º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM II - APTAII * 60
ANTROPOLOGIA 40
BRASIL-COLÔNIA II 40
HISTÓRIA ANTIGA II 40
HISTÓRIA DA ÁFRICA I 40
HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE 40
MTEP – MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA 40
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 40
TEORIA DA HISTORIA I 40
TOTAL 380

3º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM III- APTAIII * 60
HISTÓRIA DA ÁFRICA II *** 80
HISTÓRIA DA AMÉRICA I 40
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO I 40
HISTÓRIA MEDIEVAL I 40
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 40
TEORIA DA HISTÓRIA II 40
TOTAL 340

4º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ARTE CULTURA I 40
DIDÁTICA 40
HISTÓRIA DA AMÉRICA II *** 80
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO II 40
HISTÓRIA DO RJ II 40
HISTÓRIA MEDIEVAL II 40
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS I – LPP I ** 120
TOTAL 400

5º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ARTE CULTURA II 40
BRASIL REPÚBLICA I 40
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA 40
HISTÓRIA DO ORIENTE I *** 80
HISTÓRIA MODERNA I 40
HISTORIOGRAFIA I 40
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA III – LPP II** 120
LEGISLAÇÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL 40
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA 40
TOTAL 480

6º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
BRASIL REPÚBLICA II *** 80
HISTÓRIA DA AMÉRICA III 40
HISTÓRIA MODERNA II 40
HISTORIOGRAFIA II 40
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA III - LPP III** 120
LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 40
TOTAL 360

7º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
GEOPOLÍTICA 40
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I 40
HISTÓRIA DA ÁFRICA III 40
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA IV - LPP IV ** 120
ORIENTAÇÃO DE TCC 20
PESQUISA HISTÓRICA 40
REDAÇÃO ACADÊMICA 40
TÓPICOS ESPECIAIS I 40
TOTAL 380

8º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
BRASIL REPÚBLICA III 40
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II 40
HISTORIOGRAFIA: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS 40
PATRIMÔNIO CULTURAL 40
PEC- PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE 20
TÓPICOS ESPECIAIS II 40
TOTAL 220
ATIVIDADES COMPLEMENTARES ****   200        
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO *****   400        

QUADRO RESUMO

QUADRO RESUMO TOTAL
Conteúdos Conceituais 2500
Prática Pedagógica como Componente Curricular 400
Atividades Complementares 200
Estágio Curricular Supervisionado 400
CARGA HORÁRIA TOTAL OBRIGATÓRIA 3500


OBSERVAÇÕES:

(*) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.
(**) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 100 horas de prática pedagógica.
(***) Componente Curricular articulado com metodologias ativas sendo 40 horas em sala de aula e 40 horas aplicadas por meio da sala de aula invertida.
(****) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.
(*****) Estágio Curricular Supervisionado pode ser realizado a partir do 5º período.

Corpo docente

Nome Titulação Admissão
Antonio Carlos da Silva Doutor em História 01/06/2012
Luana da Silva Oliveira

Doutoranda em História

12/02/2008
Maria Joaquina Fernandes Pinto Doutora em Teologia pela PUCRJ 27/09/2015
Paulo Célio Soares Doutor em História 25/08/1998
Aline Reis Mestre em Literatura Brasileira 02/06/2014
Carlos Renato Dias Lago

Mestre em História

10/04/2006
Fábio Elionar do Carmo Souza Mestre em Letras 01/02/2003
Simone Alves de Medeiros Mestre em Educação 01/02/2005
Sonia de Alcantara Gouveia Mestre em Educação 01/02/2002
Tania Bassi Costa Mestre em História 01/08/2006
Vagner dos Santos Alves Especialização em Sociedade, Natureza e a Questão do Poder 02/02/2004
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Coordenação

Paulo Célio Soares

Doutorando em História

Email: paulocelio@ugb.edu.br

Telefone: (24) 3345-1700

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