Por que Cursar?

Tempos de pandemia, papel do biólogo é fundamental para confecção de vacinas do Covid-19


Em 2020, o Mundo parou por conta da pandemia do Covid-19. Desde o início do ano, milhões de vidas foram ceifadas pela doença. Em diversos países, foi iniciada uma verdadeira corrida contra o tempo nos laboratórios para conseguirem encontrar uma vacina capaz de conter o vírus. São profissionais de diversos segmentos trabalhando incansavelmente, entre eles o biólogo, que tem papel determinante nesse processo. Coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB/FERP), Altagratia Chiesse destaca a importância e a contribuição que esses profissionais vêm dando em diversos países. Segundo ela, no Brasil, por exemplo, em vários laboratórios de saúde pública (LACENs) e em centros de pesquisa e desenvolvimento de vacinas e soros de referência internacional (Fiocruz, Institutos Adolfo Lutz, Evandro Chagas e Butantan) os quadros de profissionais incluem biólogos de elevado nível e qualificação trabalhando e coordenando várias etapas de pesquisa e produção. “Além da atuação na pesquisa direta com vacinas e soros, o trabalho realizado por biólogos nas vigilâncias epidemiológicas e também na área de saúde, tanto nas redes estaduais quanto municipais, mostra a grande relevância desses profissionais nas equipes que atuam na tomada de decisões e projeções sobre o comportamento e evolução da Covid-19 no Brasil”, destaca a coordenadora.

Ampla área de atuação


Altagratia ressalta que, além dos laboratórios, os biólogos podem atuar em diversas áreas, como professor e consultor/articulador, elaborando material didático e de treinamento. Podem trabalhar também na área de pesquisa científica (básica e aplicada), em instituições públicas e privadas em várias áreas da biologia, com Meio Ambiente, Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. A coordenadora explica que o curso de Biologia fornece ao aluno uma base preparatória para que dê continuidade em sua formação profissional e ingresse em cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado, potencializando suas oportunidades no mercado de trabalho. “Além disso, em todas as escolas das redes pública e privada encontramos professores formados no UGB. Em vários laboratórios de clínicas e hospitais, em órgãos municipais (Secretarias, Zoológico) temos biólogos formados em nossa instituição. Nos setores ambientais das indústrias (CSN) também. Estamos presentes em todas as áreas da com profissionais qualificados e habilitados”, pontuou Altagratia

Objetivos

O curso forma um profissional apto para desenvolver ações educativas em espaços escolares e não escolares, planejando, organizando e desenvolvendo atividades e materiais relativos ao ensino de Biologia, sendo sua atribuição central focada para a docência na educação básica. Permite também ao profissional seguir caminhos variados como realizar estudos, projetos e pesquisas científicas em vários setores da Biologia, principalmente em Botânica, Zoologia, Ecologia, Meio Ambiente e Saúde com ênfase em Microbiologia.

Atuação

Escolas públicas e privadas da Educação Básica, centros de pesquisas e instituições ligadas à saúde, biotecnologia e meio ambiente em órgãos públicos e empresas privadas.

Diferenciais

O aperfeiçoamento das habilidades do futuro professor e pesquisador é o foco de formação de nossos acadêmicos e para isso promovemos e participamos regularmente de eventos como: Jornada de Iniciação Científica (JORNIC), fóruns, palestras e Projetos de Iniciação Científica (PIC).

O curso conta com um corpo docente muito bem qualificado, formado por mestres e doutores com experiência comprovada no mercado de trabalho, ensino e pesquisa científica com pesquisas frequentemente divulgadas em artigos e periódicos especializados. São realizadas atividades de campo e visitas técnicas para promover um aprendizado dinâmico e diferenciado.

Recursos

O curso de Ciências Biológicas conta com um conjunto de laboratórios multidisciplinares, de química, microbiologia e de botânica com instalações e equipamentos modernos que permitem a realização de aulas práticas de observação, execução de técnicas, manutenção e realização de experimentos científicos. O curso possui um herbário indexado ao catálogo de herbários nacionais. Além disso, conta com salas de aulas adequadas, biblioteca, laboratório de informática, auditórios e recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem às necessidades pedagógicas do curso.

Avaliação

No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).

No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

1º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM - APTA I*

60

ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL

80

FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

80

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

40

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

80

SUBTOTAL

340

2º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM - APTA II*

60

BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

80

BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE CRIPTÓGAMAS

80

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

40

MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA - MTEP**

40

ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS

80

SUBTOTAL

380

3º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM - APTA III*

60

BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS

80

DIDÁTICA

80

FUNDAMENTOS DE QUÍMICA E BIOQUÍMICA

80

ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS

80

SUBTOTAL

380

4º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

80

CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

80

LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA – LPP I***

120

MICROBIOLOGIA

80

LEGISLAÇÃO, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL

80

SUBTOTAL

440

5º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

BIOSSEGURANÇA E BIOTECNOLOGIA

80

FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA E BIOESTATÍSTICA

80

GENÉTICA

80

GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA

80

LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA – LPP II***

120

SUBTOTAL

440

6º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

ECOLOGIA

80

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

40

FUNDAMENTOS DE FÍSICA E BIOFÍSICA

80

LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA - LPP III**

120

PARASITOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA

80

SUBTOTAL

400

7º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

FUNDAMENTOS DE SISTEMÁTICA E BIOLOGIA EVOLUTIVA

80

LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

40

LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA - LPP IV***

120

ORIENTAÇÃO DE TCC

20

TÓPICOS ESPECIAIS

80

SUBTOTAL

340

8º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

IMUNOLOGIA

80

LEGISLAÇÃO, GESTÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

40

MORFOFISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA

80

PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE - PEC*

60

SUBTOTAL

260

ATIVIDADES COMPLEMENTARES (A)

200

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERCISIONADO (B)

400

QUADRO RESUMO

CONTEÚDOS CURRICULARES

2580

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

400

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

200

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

400

TOTAL GERAL

3580

OBSERVAÇÕES:

Os Componentes Curriculares com 80 h são articulados com metodologias ativas sendo 60 horas em sala de aula e 20 horas aplicadas por meio de sala de aula invertida.

(*) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.

(**) Disciplinas na modalidade a distância.

(***) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 100 horas de prática pedagógica.

(A) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.

(B) Estágio Curricular Supervisionado a partir do 5º período.

Corpo docente

Nome Titulação Admissão
Altagratia Chiesse Doutora em Ciências Biológicas

01/02/2001

Dimitri Ramos Alves

Doutor em Ciências Veterinárias

01/02/2007
Luiza Angélica Paschoeto Guimarães Doutora em Educação 03/08/2009
Olímpia Maria dos Santos Doutora em Letras Vernáculas 01/02/2002
Alexandre Wagner Longhin

Mestre em História

01/04/2002
Andrea Oliveira Almeida Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente 01/08/2008
Claudio Marcio do Amaral Souza Mestre em Biotecnologia Industrial 01/02/2008
Diana dos Santos Carmo da Silva Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas 19/02/2002
Fábio Souza da Silva Mestre em Educação Matemática 02/02/2009
Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes Mestre em Ensino das Ciências da Saúde e do Meio Ambiente 13/04/2011
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Coordenação

Altagratia Chiesse

Doutora em Ciências Biológicas

Email: altagratia@ugb.edu.br

Telefone: (24) 3345-1700

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