Objetivos

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas objetiva formar o professor e pesquisador, que estuda as funções e atividades biológicas dos organismos vivos e microrganismos, a natureza e a adaptação do homem ao meio ambiente. Visa a compreensão do significado das Ciências Biológicas para a sociedade e da responsabilidade do educador nos vários contextos de sua atuação profissional .

Atuação

O licenciado em Ciências Biológicas pode atuar no magistério como docente na área de Ciências em segmentos do Ensino Fundamental, Médio e EJA. Poderá realizar com curso de pós-graduação, trabalhos na área biológica de consultoria e projetos, atuar em laboratórios, jardins botânicos, zoológicos, museus de história natural e instituições de pesquisas ambientais e de saúde.

Diferenciais

O aperfeiçoamento das habilidades do futuro professor e pesquisador é o foco de formação de nossos acadêmicos e para isso promovemos e participamos regularmente de eventos como: Jornada de Iniciação Científica (JORNIC), fóruns, palestras e Projetos de Iniciação Científica (PIC).

O curso conta com um corpo docente muito bem qualificado, formado por mestres e doutores com experiência comprovada no mercado de trabalho, ensino e pesquisa científica com pesquisas frequentemente divulgadas em artigos e periódicos especializados. São realizadas atividades de campo e visitas técnicas para promover um aprendizado dinâmico e diferenciado.

Recursos

O curso de Ciências Biológicas conta com um conjunto de laboratórios multidisciplinares, de química, microbiologia e de botânica com instalações e equipamentos modernos que permitem a realização de aulas práticas de observação, execução de técnicas, manutenção e realização de experimentos científicos. O curso possui um herbário indexado ao catálogo de herbários nacionais. Além disso, conta com salas de aulas adequadas, biblioteca, laboratório de informática, auditórios e recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem às necessidades pedagógicas do curso.

Avaliação

No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).

No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

Estágio Curricular Supervisionado 400
CARGA HORÁRIA TOTAL OBRIGATÓRIA 3500

OBSERVAÇÕES:

(*) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.
(**) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 100 horas de prática pedagógica.
(***) Componente Curricular articulado com metodologias ativas sendo 40 horas em sala de aula e 40 horas aplicadas por meio da sala de aula invertida.
(****) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.
(*****) Estágio Curricular Supervisionado pode ser realizado a partir do 5º período.

Corpo docente

Nome Titulação Admissão
Altagratia Chiesse Doutora em Ciências Biológicas

01/02/2001