Objetivos

O curso de Pedagogia do UGB tem como principal objetivo formar o aluno para atuar como professor e/ou gestor nos espaços escolares e não escolares, capacitando-o para entender a realidade, criticá-la e transformá-la.  

Atuação

O Curso de Pedagogia forma o educador-professor-gestor, com capacidade para analisar a realidade educacional e nela intervir com competência. O profissional de Pedagogia pode atuar em Instituições de Ensino; ONGs; Hospitais; Empresas; Centros de Lazer; Associações; Consultoria Educacional; Projetos Sociais; Setores de Recursos Humanos e Treinamentos e em qualquer ambiente onde haja o processo de ensino/aprendizagem. 

Diferenciais

O currículo do Curso de Pedagogia do UGB está estruturado tendo em vista a formação do educador/gestor, e tendo como objeto privilegiado de reflexão, a educação e a prática pedagógica em ambientes escolares e não escolares. Oferece uma sólida formação teórica e prática.

Para o UGB, mais do que formar um profissional voltado ao mercado, é fundamental subsidiar o aluno como pesquisador, com habilidades para levantar problemas e, principalmente, propor alternativas de intervenção para a Educação Básica. Desse modo, a formação do pedagogo no UGB é planejada para o exercício profissional reflexivo, crítico, com ética e conhecimento fundamentado. Para isso, o curso conduz o aluno ao estudo da Educação sob os pontos de vista metodológico, filosófico, psicológico, sociológico, histórico e cultural. Conta com um corpo docente qualificado e com experiência em suas áreas de atuação.

Recursos

 O curso conta com salas de aulas adequadas, biblioteca, laboratório de informática, auditório, Brinquedoteca Inclusiva e com recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem às necessidades pedagógicas do curso

Avaliação

No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).

No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

1º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM I – APTA I* 60
DIDATICA I 80
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 80
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 80
PORTUGUÊS INSTUMENTAL 40
SUBTOTAL 340

2º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM II – APTA II* 60
DIDÁTICA II 80
EDUCAÇÃO INFANTIL ** 80
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA – MTEP** 40
PRODUÇÃO TEXTUAL 40
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I 80
SUBTOTAL 380

3º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 80
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM III – APTA III* 60
INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL 80
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II 80
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 80
SUBTOTAL 380

4º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM APLICADAS À EDUCAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS* 60
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS** 80
ENSINO DA ÁREA DE LINGUAGENS I: LÍNGUA PORTUGUESA 80
ENSINO DA ÁREA DE MATEMÁTICA** 80
LEGISLAÇÃO, POLÍTICA E DIREITO EDUCACIONAL 80
SUBTOTAL 380

5º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA 40
ENSINO DA ÁREA DE LINGUAGENS II: EDUCAÇÃO FÍSICA 80
GESTÃO E PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO** 80
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS I – LPP I*** 120
PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 80
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 100
SUBTOTAL 500

6º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 80
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 80
ENSINO DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA 80
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II – LPP II*** 120
PRÁTICAS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL** 80
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 100
SUBTOTAL 540

7º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ENSINO DA ÁREA DE LINGUAGENS III: ARTE E LITERATURA INFANTOJUVENIL 80
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III – LPP III*** 120
MAGISTÉRIO DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS 40
ORIENTAÇÃO DE TCC 20
PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE - PEC* 60
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 100
SUBTOTAL 460

8º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
CULTURA, CURRÍCULO E ESCOLA 80
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IV – LPP IV*** 120
LIBRAS 40
ENSINO NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA E GEOGRAFIA** 80
ATIVIDADES COMPLEMENTARES**** 100
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 200
SUBTOTAL 620

QUADRO RESUMO

QUADRO RESUMO TOTAL
CONTEÚDOS CURRICULARES 2600
PRÁTICA PEDAGÓGICA 400
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 400
TOTAL GERAL 3600


OBSERVAÇÕES:

Os Componentes Curriculares com 80 horas são   articulados com metodologias ativas sendo 20 horas aplicadas por meio da sala de aula invertida.

* Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.

** Componente curricular articulado com a extensão sendo 20 horas de atividade extensionista.

*** Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas  teóricas e 100 horas de prática pedagógica.

**** Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.

Corpo docente

Nome Titulação Admissão
Luiza Angélica Paschoeto Guimarães Doutora em Educação 03/08/2009
Alexandre Batista da Silva Doutor em Letras Vernáculas 02/05/2006
Antonio Carlos da Silva

Doutor em História

01/06/2012
Abigail Vital de G. Monteiro Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação  11/08/2005
Andrea Oliveira Almeida Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente 01/08/2008
Cleber Vicente Gonçalves

Mestre em Educação

01/03/1999
Diana dos Santos Carmo da Silva Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas 19/02/2002
Fábio de Souza da Silva Mestre em Educação Matemática 02/02/2009
Marcelo Dantas de Britto Mestre Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente 01/02/2011
Simone Alves Medeiros Mestre em Educação 01/02/2005
Sonia de Alcantra Gouveia Mestre em Educação 01/02/2002
Marilane Ferreira Confort Especialização em Teoria e Prática da Educação Brasileira 01/02/1999
Ver mais

Coordenação

Luiza Angélica Paschoeto Guimarães

Doutora em Educação

Email: luizapaschoeto@ugb.edu.br

Telefone: (24) 2447-4700

Outros Cursos