Objetivos

O curso de Pedagogia do UGB tem como principal objetivo formar o aluno para atuar como professor e/ou gestor nos espaços escolares e não escolares, capacitando-o para entender a realidade, criticá-la e transformá-la.  

Atuação

O Curso de Pedagogia forma o educador-professor-gestor, com capacidade para analisar a realidade educacional e nela intervir com competência. O profissional de Pedagogia pode atuar em Instituições de Ensino; ONGs; Hospitais; Empresas; Centros de Lazer; Associações; Consultoria Educacional; Projetos Sociais; Setores de Recursos Humanos e Treinamentos e em qualquer ambiente onde haja o processo de ensino/aprendizagem. 

Diferenciais

O currículo do Curso de Pedagogia do UGB está estruturado tendo em vista a formação do educador/gestor, e tendo como objeto privilegiado de reflexão, a educação e a prática pedagógica em ambientes escolares e não escolares. Oferece uma sólida formação teórica e prática.

Para o UGB, mais do que formar um profissional voltado ao mercado, é fundamental subsidiar o aluno como pesquisador, com habilidades para levantar problemas e, principalmente, propor alternativas de intervenção para a Educação Básica. Desse modo, a formação do pedagogo no UGB é planejada para o exercício profissional reflexivo, crítico, com ética e conhecimento fundamentado. Para isso, o curso conduz o aluno ao estudo da Educação sob os pontos de vista metodológico, filosófico, psicológico, sociológico, histórico e cultural. Conta com um corpo docente qualificado e com experiência em suas áreas de atuação.

Recursos

 O curso conta com salas de aulas adequadas, biblioteca, laboratório de informática, auditório, Brinquedoteca Inclusiva e com recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem às necessidades pedagógicas do curso

Avaliação

No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).

No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

1º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Português Instrumental 40
História da Educação I 40
Filosofia da Educação 40
Psicologia da Educação I 80
Didática I 80
Tecnologia Educacional 40
APTA I* 60
SUBTOTAL 380

2º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Produção Textual 40
Psicologia da Educação II 40
Didática II 80
Sociologia da Educação I 40
Legislação e Política Educacional I 40
História da Educação II 40
Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa - MTEP 40
APTA II* 60
SUBTOTAL 380

3º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Psicologia da Educação III 40
Ensino de Língua Portuguesa 40
Sociologia da Educação II 40
Legislação e Política Educacional II 40
Educação Infantil I 40
Inclusão e Educação 40
Gestão Educacional 80
APTA III* 60
SUBTOTAL 380

4º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Sociologia da Educação III 40
Educação em Direitos Humanos 40
Alfabetização e Letramento 80
Educação Infantil II 40
Educação Especial 40
Ensino da Matemática 40
Direito Educacional 40
Laboratório de Prática Pedagógica I** 120
SUBTOTAL 440

5º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Sociologia da Educação IV 40
Planejamento em Educação 40
Pedagogia em Espaços Não Escolares 40
Corpo e Movimento 40
Educação de Jovens e Adultos I 40
Pedagogia Hospitalar 40
Problemas de Aprendizagem 40
Elaboração de Projeto de Pesquisa 40
Laboratório de Prática Pedagógica II** 120
Estágio Curricular Supervisionado I 100
SUBTOTAL 540

6º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Educação à Distância (EAD) 40
Avaliação 80
Trabalho e Educação 40
LIBRAS 40
Ensino de Ciências Naturais 40
Magistério das Disciplinas Pedagógicas 40
Educação de Jovens e Adultos II 40
Laboratório de Prática Pedagógica III** 120
Estágio Curricular Supervisionado II 100
Orientação de TCC I 20
SUBTOTAL 560

7º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Orientação Educacional 40
Ensino de História 40
Literatura Infantojuvenil 40
Teorias e Saberes do Currículo I 40
Tópicos Especiais em Educação I 40
Pedagogia Empresarial 40
Supervisão Escolar 40
Laboratório de Prática Pedagógica IV** 120
Estágio Curricular Supervisionado III 100
Orientação de TCC II 20
SUBTOTAL 520

8º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Arte-Educação 40
Ensino de Geografia 40
Jogos e Dinâmicas de Grupo 40
Tópicos Especiais em Educação II 40
Teorias e Saberes do Currículo II 40
Projeto de Extensão à Comunidade 20
Estágio Curricular Supervisionado IV 100
Atividades Complementares *** 200
SUBTOTAL 520

QUADRO RESUMO

QUADRO RESUMO TOTAL
Conteúdos Curriculares 2720
Prática Pedagógica como Componente Curricular 400
Atividades Complementares 200
Estágio Curricular Supervisionado 400
TOTAL GERAL 3720


OBSERVAÇÕES:

(*) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 40 horas de atividade de pesquisa.
(**) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 100 horas de prática pedagógica.
(***) Atividades Complementares, desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.

Corpo docente

Nome Titulação Admissão
Luiza Angélica Paschoeto Guimarães Doutora em Educação 03/08/2009
Alan Flávio Viola

Doutor em Letras Neolatinas

01/02/2012
Antonio Carlos da Silva

Doutor em História

01/06/2012
Abigail Vital de G. Monteiro Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação  11/08/2005
Andrea Oliveira Almeida Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente 01/08/2008
Bruno Brandão Augusto

Mestre em  Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias Urbanas

02/02/2015
Cleber Vicente Gonçalves

Mestre em Educação

01/03/1999
Diana dos Santos Carmo da Silva Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas 19/02/2002
Fábio de Souza da Silva Mestre em Educação Matemática 02/02/2009
Hebe Brito de Oliveira Mestre em  Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias Urbanas 02/02/2015
Marcelo Dantas de Britto Mestre Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente 01/02/2011
Simone Alves Medeiros Mestre em Educação 01/02/2005
Sonia de Alcantra Gouveia Mestre em Educação 01/02/2002
Marilane Ferreira Confort Especialização em  Teoria e Prática da Educação Brasileira 01/02/1999
Ver mais

Coordenação

Luiza Angélica Paschoeto Guimarães

Doutora em Educação

Email: luizapaschoeto@ugb.edu.br

Telefone: (24) 2447-4700

Outros Cursos