Objetivos

O curso de Pedagogia do UGB tem como principal objetivo formar o aluno para atuar como professor e/ou gestor nos espaços escolares e não escolares, capacitando-o para entender a realidade, criticá-la e transformá-la.  

Atuação

O Curso de Pedagogia forma o educador-professor-gestor, com capacidade para analisar a realidade educacional e nela intervir com competência. O profissional de Pedagogia pode atuar em Instituições de Ensino; ONGs; Hospitais; Empresas; Centros de Lazer; Associações; Consultoria Educacional; Projetos Sociais; Setores de Recursos Humanos e Treinamentos e em qualquer ambiente onde haja o processo de ensino/aprendizagem. 

Diferenciais

O currículo do Curso de Pedagogia do UGB está estruturado tendo em vista a formação do educador/gestor, e tendo como objeto privilegiado de reflexão, a educação e a prática pedagógica em ambientes escolares e não escolares. Oferece uma sólida formação teórica e prática.

Para o UGB, mais do que formar um profissional voltado ao mercado, é fundamental subsidiar o aluno como pesquisador, com habilidades para levantar problemas e, principalmente, propor alternativas de intervenção para a Educação Básica. Desse modo, a formação do pedagogo no UGB é planejada para o exercício profissional reflexivo, crítico, com ética e conhecimento fundamentado. Para isso, o curso conduz o aluno ao estudo da Educação sob os pontos de vista metodológico, filosófico, psicológico, sociológico, histórico e cultural. Conta com um corpo docente qualificado e com experiência em suas áreas de atuação.

Recursos

 O curso conta com salas de aulas adequadas, biblioteca, laboratório de informática, auditório, Brinquedoteca Inclusiva e com recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem às necessidades pedagógicas do curso

Avaliação

No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).

No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

1º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM I – APTA I* 60
DIDATICA I 80
FILOSOFIA DAEDUCAÇÃO *** 80
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 80
PORTUGUÊS INSTUMENTAL 40
TECNOLOGIA EDUCACIONAL 40
TOTAL 380

2º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM II – APTA II* 60
DIDÁTICA II 80
EDUCAÇÃO INFANTIL 80
METEP 40
PRODUÇÃO TEXTUAL 40
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I *** 80
TOTAL380

3º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 80
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM III – APTA III* 60
CORPO E MOVIMENTO 40
INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL 40
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II 80
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I*** 80
TOTAL 380

4º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS*** 80
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS 40
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS I – LPP I** 120
PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 40
POLÍTICA, LEGISLAÇÃO E DIREITO EDUCACIONAL 80
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II 80
SUBTOTAL 440

5º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA 40
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA 40
ENSINO DA MATEMÁTICA 40
GESTÃO E PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO 80
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II– LPP II** 120
PEDAGOGIA HOSPITALAR 40
TOTAL360

6º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 40
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS 40
ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA 80
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III – LPP III** 120
MAGISTÉRIO DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS 40
SUPERVISÃO ESCOLAR 40
SUBTOTAL 360

7º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ARTE-EDUCAÇÃO 40
AVALIAÇÃO 80
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IV – LPP IV** 120
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 40
ORIENTAÇÃO DE TCC 20
PEC PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE 20
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM 40
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I 40
SUBTOTAL 400

8º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
LIBRAS 40
LITERATURA INFANTOJUVENIL 40
TEORIA E SABERES DO CURRÍCULO 80
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO II 40
TOTAL200
ATIVIDADES COMPLEMENTARES ****200         
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO *****400         

QUADRO RESUMO

QUADRO RESUMO TOTAL
Conteúdos Conceituais 2500
Prática èdagógica como Componente Curricular 400
Atividades Complementares 200
Estágio Curricular Supervisionado 400
CARGA HORÁRIA TOTAL OBRIGATÓRIA 3500


OBSERVAÇÕES:

(*) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.
(**) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 100 horas de prática pedagógica.
(***) Componente Curricular articulado com metodologias ativas sendo 40 horas em sala de aula e 40 horas aplicadas por meio da sala de aula invertida.
(****) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.
(*****) Estágio Curricular Supervisionado pode ser realizado a partir do 5º período.

Corpo docente

Nome Titulação Admissão
Luiza Angélica Paschoeto Guimarães Doutora em Educação 03/08/2009
Antonio Carlos da Silva

Doutor em História

01/06/2012
Abigail Vital de G. Monteiro Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação  11/08/2005
Andrea Oliveira Almeida Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente 01/08/2008
Cleber Vicente Gonçalves

Mestre em Educação

01/03/1999
Diana dos Santos Carmo da Silva Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas 19/02/2002
Fábio de Souza da Silva Mestre em Educação Matemática 02/02/2009
Marcelo Dantas de Britto Mestre Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente 01/02/2011
Simone Alves Medeiros Mestre em Educação 01/02/2005
Sonia de Alcantra Gouveia Mestre em Educação 01/02/2002
Marilane Ferreira Confort Especialização em  Teoria e Prática da Educação Brasileira 01/02/1999
Ver mais

Coordenação

Luiza Angélica Paschoeto Guimarães

Doutora em Educação

Email: luizapaschoeto@ugb.edu.br

Telefone: (24) 2447-4700

Outros Cursos