Objetivos

Formar profissionais críticos e compromissados socialmente que tenham formação generalista, com base no tripé ensino, pesquisa e extensão, aptos a atuar em vários campos da Psicologia Clínica e Institucional por meio do diagnóstico e intervenção que promovam a saúde em seus diversos aspectos.

    Objetivos específicos:

  • Proporcionar ao acadêmico o conhecimento das diferentes abordagens de psicologia;
  • Promover a capacidade de trabalhar em diversos contextos de atuação da Psicologia, buscando apreender os fenômenos psicológicos e suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
  • Oportunizar conhecimentos e capacitar o acadêmico para os princípios éticos na sua atividade profissional;
  • Formar profissionais com habilidades de investigar, diagnosticar e tratar dos problemas humanos, numa dimensão individual e coletiva;
  • Fornecer sólidos conhecimentos teóricos e práticos necessários, bem como, sistematizar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em laboratórios, projetos, monitorias ou estágios;
  • Promover aproximações entre o conhecimento psicológico e as diversas áreas de interface da psicologia;
  • Desenvolver competências e habilidades para trabalhar em equipes multiprofissionais, de forma competente, coerente e pertinente com a própria área de conhecimento e com os objetivos da equipe.

Atuação

O profissional formado em Psicologia tem a seu dispor um leque de opções de atuação em diversas áreas, como:

  • Psicologia Clínica
  • Psicologia Educacional ou Escolar
  • Psicologia Organizacional ou do Trabalho
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia da Saúde (Políticas Públicas em Saúde, Educação e Assistência Social)
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia Social
  • Orientação Profissional e outras ações que envolvam o conhecimento psicológico

Diferenciais

Articulação Teoria e Prática. Metodologia de Projetos. Além da ênfase em Psicologia Clínica, o curso oferece uma ênfase essencial na atualidade: Psicologia e Políticas Públicas em Saúde, Educação e Assistência Social. Esse enfoque visa a saúde em processos de prevenção promoção e reabilitação dos problemas que afetam indivíduos, grupos, instituições e comunidades, bem como ações educativas, de assistência social, de proteção e promoção de qualidade de vida.

Recursos

  • Biblioteca
  • Laboratários de Informática
  • Auditório
  • Laboratórios Especializados:
  •   Laboratório de Psicologia Experimental

      Laboratório de Anatomia e Neuranatomia

      Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas I e II

Avaliação

No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).

No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

1º PERíODO

Componente Curricular Carga Horária
Anatomia 40
APTA I – Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem* 60
Ética Profissional 40
Filosofia 40
Fundamentos Históricos de Psicologia 40
MTEP – Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa 40
Português Instrumental 40
Processos Psicológicos Básicos I (Percepção e Memória) 40
Psicologia da Aprendizagem 40
SUBTOTAL 380

2º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
APTA II – Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem* 60
Estatística 40
Fundamentos Socioantropológicos 40
Neuroanatomia e Neurofisiologia I 40
Processos Psicológicos Básicos II (Emoção e Motivação) 40
Psicologia do Desenvolvimento I (Infância) 40
Psicologia Social I 40
Teorias e Sistemas Psicológicos I (Behaviorismo) 80
SUBTOTAL 380

3º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
APTA III – Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem* 60
Métodos de investigação em Psicologia I 40
Neuroanatomia e Neurofisiologia II 40
Neurociência e comportamento 40
Processos Psicológicos Básicos III (Linguagem e pensamento) 40
Psicologia do Desenvolvimento II (Adolescência) 40
Psicologia Social II 40
Psicometria 40
Teorias e Sistemas Psicológicos II ( Psicanálise) 80
SUBTOTAL 420

4º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
APTA IV – Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem* 60
Políticas Públicas 40
Psicologia da Personalidade I 40
Psicologia do Desenvolvimento III (Adulto e Idoso) 40
Psicomotricidade 40
Psicopatologia I 40
Técnicas de avaliação psicológica I 40
Teorias e Sistemas Psicológicos III (Humanista) 80
Estágio Curricular Supervisionado Básico I 50
SUBTOTAL 420 (470)

5º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Cotidiano e Subjetividade 40
Psicofarmacologia 40
Psicologia da Personalidade II 40
Psicologia Escolar 80
Psicologia Institucional 40
Psicologia Organizacional e do Trabalho 80
Psicopatologia II 40
Técnicas de Avaliação Psicológica II 40
Estágio Curricular Supervisionado Básico II 40
SUBTOTAL 400(450)

6º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Gênero, corpo e sexualidade 40
Orientação Profissional 40
Psicodiagnóstico 40
Psicologia Comunitária 40
Psicologia da Pessoa com Deficiência 40
Psicologia e Gestão de Pessoas 40
Psicologia e Políticas Públicas de Saúde 40
Psicologia Jurídica 40
Psicopedagogia 40
Estágio Curricular Supervisionado Básico III 40
SUBTOTAL 460 (410)

7º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Dinâmicas de Grupo e Relações Humanas 40
Fundamentos da Clínica Psicológica 40
Orientação e Aconselhamento Psicológico 40
Políticas Públicas de Saúde Mental 40
Psicologia e Saúde Coletiva 40
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cognitivos Comportamentais I 40
Teorias e Técnicas Psicoterápicas de Grupo 40
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Existenciais Humanistas I 40
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicanalíticas I 40
Estágio Curricular Supervisionado Básico IV 50
SUBTOTAL 460 (410)

8º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Elaboração de Projeto de Pesquisa 40
Psicologia, prevenção e promoção da saúde mental (ênfase 2) 80
Psicoterapia de Família (ênfase 1) (80)
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cognitivos Comportamentais II 80
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Existenciais Humanistas II 40
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicanalíticas II 80
Estágio Curricular Supervisionado Específico I 140
SUBTOTAL 460

9º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Orientação de TCC 20
Clínica Psicológica - Base Cognitivo Comportamental (ênfase 1) 40
Clínica Psicológica - Base Existencial Humanista (ênfase 1) 80
Clínica Psicológica - Base Psicanalítica (ênfase 1) 80
Psicoterapia Breve (ênfase 2) 80
Psicologia Hospitalar I (ênfase 2) 40
Tópicos Especiais I (ênfase 2) 80
Estágio Curricular Supervisionado Específico II 150
SUBTOTAL 370

10º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Psicologia Esportiva 40
PEC- Projeto de Extensão à Comunidade* 60
Psicologia de Urgências (ênfase 2) 80
Psicologia Hospitalar II (ênfase 2) 40
Psicossomática (ênfase 1) (40)
Tópicos Especiais II (ênfase 1) (80)
Estágio Curricular Supervisionado Específico III 150
SUBTOTAL 460

QUADRO RESUMO

QUADRO RESUMO TOTAL
Conteúdos Curriculares Núcleo Comum 3080
Conteúdos Curriculares Obrigatórios - Ênfase 1 400
Conteúdos Curriculares Obrigatórios - Ênfase 2 400
Libras (Optativa) 40
Atividades Complementares 110
Estágio Curricular Supervisionado – Básicos (I e II) 200
Estágio Curricular Supervisionado - Específicos 440
TOTAL GERAL 4270
Total dos Conteúdos Curriculares 3480
Total de Estágios Curriculares Supervisionados 640


OBSERVAÇÕES:

(*) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.

Corpo docente

Corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas com ampla experiência na área.

Coordenação

Elizabeth Nair Duarte Salgado Soares

Graduada em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes em São Paulo

Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela UFRRJ

Mestre em Educação na Universidade Estácio de Sá

Email: elizabethsoares@ugb.edu.br

Telefone: (24) (24) 3345-1700

Outros Cursos