Objetivos
Formar profissionais críticos e compromissados socialmente que tenham formação generalista, com base no tripé ensino, pesquisa e extensão, aptos a atuar em vários campos da Psicologia Clínica e Institucional por meio do diagnóstico e intervenção que promovam a saúde em seus diversos aspectos.
- Proporcionar ao acadêmico o conhecimento das diferentes abordagens de psicologia;
- Promover a capacidade de trabalhar em diversos contextos de atuação da Psicologia, buscando apreender os fenômenos psicológicos e suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
- Oportunizar conhecimentos e capacitar o acadêmico para os princípios éticos na sua atividade profissional;
- Formar profissionais com habilidades de investigar, diagnosticar e tratar dos problemas humanos, numa dimensão individual e coletiva;
- Fornecer sólidos conhecimentos teóricos e práticos necessários, bem como, sistematizar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em laboratórios, projetos, monitorias ou estágios;
- Promover aproximações entre o conhecimento psicológico e as diversas áreas de interface da psicologia;
- Desenvolver competências e habilidades para trabalhar em equipes multiprofissionais, de forma competente, coerente e pertinente com a própria área de conhecimento e com os objetivos da equipe.
Objetivos específicos:
Atuação
O profissional formado em Psicologia tem a seu dispor um leque de opções de atuação em diversas áreas, como:
- Psicologia Clínica
- Psicologia Educacional ou Escolar
- Psicologia Organizacional ou do Trabalho
- Psicologia Hospitalar
- Psicologia da Saúde (Políticas Públicas em Saúde, Educação e Assistência Social)
- Psicologia do Esporte
- Psicologia Social
- Orientação Profissional e outras ações que envolvam o conhecimento psicológico
Diferenciais
- Nota 4 na avaliação MEC (nota de 1 a 5)
- Corpo Docente com experiência no mercado de trabalho;
- Inter-relacionamento entre Discentes, Docentes e Coordenação do Curso;
- Projeto Pedagógico do Curso materializado nos objetivos educativos, apresentando uma proposta curricular interdisciplinar;
- Elevado número de empresas conveniadas para estágio;
- Facilidade de inserção no mercado de trabalho;
- Articulação da teoria com a prática;
- Visitas Técnicas;
- Programa de Monitoria;
- Projetos de Iniciação Científica;
- Projetos de Extensão à Comunidade;
- Sala de Metodologias Ativas;
- Sala de Atendimento Clínico e Psicológico;
- Laboratórios Especializados:
- Biblioteca física e virtual.
Laboratório de Psicologia Experimental;
Laboratório de Anatomia e Neuranatomia;
Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas I e II.
Recursos
- Biblioteca
- Laboratários de Informática
- Auditório
- Laboratórios Especializados:
- Sala de Atendimento Clinico, Psicológico e Nutricional
- Sala de Metodologias Ativas
- Teatro
- Cinema
Laboratório de Psicologia Experimental
Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas I e II
Esterilização e Lavagem
Anatomia
Avaliação
No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).
No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.
Matriz
1º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Ética Profissional | 40 |
Psicologia da Personalidade (6) | 80 |
Psicologia da Pessoa com Deficiência | 40 |
Psicossomática | 40 |
Aprendizagem e Memória (2) | 80 |
Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa - MTEP | 40 |
SUBTOTAL | 320 |
2º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Fundamentos Socioantropológicos | 40 |
Fundamentos Históricos e Filosóficos de Psicologia (2) | 60 |
Anatomia | 40 |
Português Instrumental | 40 |
Estatística | 40 |
Psicologia do Desenvolvimento I (Infância e Adolescência) (6) | 80 |
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem na Psicologia(1) (4) | 60 |
SUBTOTAL | 360 |
3º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Métodos de Investigação em Psicologia | 40 |
Psicologia Social (2) (3) | 80 |
Psicologia do Desenvolvimento II (Idade Adulta e Velhice) | 80 |
Teorias e Sistemas Psicológicos I (Behaviorismo) (2) | 80 |
Neuroanatomia e Neurofisiologia (2) | 80 |
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Educação Ambiental (1) (4) | 60 |
SUBTOTAL | 380 |
4º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Psicologia e Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social (2) (3) | 60 |
Neurociência e Comportamento | 40 |
TTeorias e Sistemas Psicológicos II (Psicanálise) (2) | 80 |
Processos Psicológicos Básicos (Linguagem e Pensamento e Emoção e Motivação) (2) (3) | 80 |
Psicometria e Técnicas de Avaliação Psicológica (6) | 80 |
Psicofarmacologia | 40 |
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Relações Etnico-Raciais (1) (4) | 60 |
SUBTOTAL | 440 |
5º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Psicopatologia (2) | 80 |
Teorias e Sistemas Psicológicos III (Existencialismo e Humanismo) (2) | 80 |
Psicologia do Trabalho e Gestão de Pessoas (2) (3) | 80 |
Testes Psicológicos (Teoria e Prática) (2) | 80 |
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Direitos Humanos (1) (4) | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado Básico I | 80 |
SUBTOTAL | 460 |
6º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Psicodiagnóstico | 40 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cognitivos Comportamentais I | 40 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicanalíticas I | 40 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Fenomenológico- Existenciais | 40 |
Psicopedagogia e Psicomotricidade (2) | 80 |
Psicologia Institucional | 40 |
Psicologia Escolar e Orientação Profissional (2) (3) | 80 |
Estágio Curricular Supervisionado Básico II | 80 |
SUBTOTAL | 440 |
7º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Orientação e Aconselhamento Psicológico (6) (3) | 80 |
Psicologia Comunitária e Saúde Coletiva (2) (3) | 80 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cognitivos Comportamentais II (2) | 60 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicanalíticas II (2) | 60 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Humanistas (2) | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado Específico I (ênfase 1 ou ênfase 2) | 100 |
SUBTOTAL | 440 |
8º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Dinâmicas de Grupo e Teorias e Técnicas Psicoterápicas de Grupo (2) (3) | 80 |
Políticas Públicas e Prevenção e Promoção da Saúde Mental (2) | 80 |
Intervenção Cognitivo Comportamental | 40 |
Intervenção Fenomenológica - Existencial | 40 |
Intervenção Psicanalítica | 40 |
Elaboração de Projeto de Pesquisa – EPP | 40 |
Estágio Curricular Supervisionado Específico II (ênfase 1 ou ênfase 2) | 120 |
SUBTOTAL | 440 |
9º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Psicoterapia de Casal e Família (6) | 80 |
Psicologia Hospitalar e das Urgências (2) (3) | 80 |
Gênero, Corpo e Sexualidade (3) | 40 |
Orientação de TCC | 20 |
Projeto de Extensão à Comunidade – PEC (1) (4) | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado Específico III (ênfase 1 ou ênfase 2) | 120 |
SUBTOTAL | 400 |
10º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Psicoterapia Breve Ambulatorial | 40 |
Psicologia Jurídica | 40 |
Tópicos Especiais (6) (3) | 80 |
Libras / Oratória (Optativa) | 40 |
Estágio Curricular Supervisionado Específico IV (ênfase 1 ou ênfase 2) | 120 |
SUBTOTAL | 320 |
QUADRO RESUMO
QUADRO RESUMO | TOTAL |
---|---|
Conteúdos Curriculares | 3380 |
Atividades Complementares(5) | 100 |
Estágio Curricular Supervisionado | 620 |
TOTAL GERAL | 4100 |
OBSERVAÇÕES:
(1) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 40 horas de atividade de
pesquisa/extensão.
(2) Componente Curricular articulado com metodologias ativas sendo 20 horas
aplicadas por meio da sala de aula invertida.
(3) Componente curricular articulado com a extensão
sendo 20 horas de atividade extensionista.
(4) Componente curricular articulado com a extensão sendo
40 horas de atividade extensionista.
(5) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de
atividades diversas ao longo do curso.
(6) Componente Curricular articulado com metodologias ativas
sendo 40 horas aplicadas por meio da sala de aula invertida
"Os componentes curriculares podem ser alterados conforme ajuste no Projeto Pedagógico do Curso"
Corpo docente
Nome | Titulação | Admissão | |
---|---|---|---|
Claudio Ramos Peixoto | Mestre em Educação pela PUC - RJ |
04/02/2019 | |
Maria Clara Moreira de Lima | Mestre em Psicologia pela Pontíficia Universidade Catolica do Rio de Janeiro |
02/08/2021 | |
Olivia Barbosa Miranda | Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora MG |
02/08/2021 | |
Monica Cristina Barbosa de Oliveira | Especialista em Reabilitação Cardio-Respiratória Funcional e em Ciência do Treinamento dos Esportes de Endurance | 18/02/2010 | |
Thais Leite Reis | Especialista em Psicologia Jurídica pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro |
04/02/2019 | |
Thiago Rosa de Oliveira | Especialista em Psicología Jurídica pela Universidade Cándido Mendes |
01/02/2022 | |
Vitor Siqueira de Moraes Mesquita | Especialista em Terapia Cognintivo Comportamental pelo Centro Universitario Celso Lisboa |
02/08/2021 |
Ver mais |
---|
Coordenação
Elizabeth Nair Duarte Salgado Soares
Graduada em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes em São Paulo
Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela UFRRJMestre em Educação na Universidade Estácio de SáEmail: elizabethsoares@ugb.edu.br
Telefone: (24) (24) 3345-1700