Objetivos

Formar profissionais críticos e compromissados socialmente que tenham formação generalista, com base no tripé ensino, pesquisa e extensão, aptos a atuar em vários campos da Psicologia Clínica e Institucional por meio do diagnóstico e intervenção que promovam a saúde em seus diversos aspectos.

    Objetivos específicos:

  • Proporcionar ao acadêmico o conhecimento das diferentes abordagens de psicologia;
  • Promover a capacidade de trabalhar em diversos contextos de atuação da Psicologia, buscando apreender os fenômenos psicológicos e suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
  • Oportunizar conhecimentos e capacitar o acadêmico para os princípios éticos na sua atividade profissional;
  • Formar profissionais com habilidades de investigar, diagnosticar e tratar dos problemas humanos, numa dimensão individual e coletiva;
  • Fornecer sólidos conhecimentos teóricos e práticos necessários, bem como, sistematizar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em laboratórios, projetos, monitorias ou estágios;
  • Promover aproximações entre o conhecimento psicológico e as diversas áreas de interface da psicologia;
  • Desenvolver competências e habilidades para trabalhar em equipes multiprofissionais, de forma competente, coerente e pertinente com a própria área de conhecimento e com os objetivos da equipe.

Atuação

O profissional formado em Psicologia tem a seu dispor um leque de opções de atuação em diversas áreas, como:

  • Psicologia Clínica
  • Psicologia Educacional ou Escolar
  • Psicologia Organizacional ou do Trabalho
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia da Saúde (Políticas Públicas em Saúde, Educação e Assistência Social)
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia Social
  • Orientação Profissional e outras ações que envolvam o conhecimento psicológico

Diferenciais

  • Nota 4 na avaliação MEC (nota de 1 a 5)
  • Corpo Docente com experiência no mercado de trabalho;
  • Inter-relacionamento entre Discentes, Docentes e Coordenação do Curso;
  • Projeto Pedagógico do Curso materializado nos objetivos educativos, apresentando uma proposta curricular interdisciplinar;
  • Elevado número de empresas conveniadas para estágio;
  • Facilidade de inserção no mercado de trabalho;
  • Articulação da teoria com a prática;
  • Visitas Técnicas;
  • Programa de Monitoria;
  • Projetos de Iniciação Científica;
  • Projetos de Extensão à Comunidade;
  • Sala de Metodologias Ativas;
  • Sala de Atendimento Clínico e Psicológico;
  • Laboratórios Especializados:
  •       Laboratório de Psicologia Experimental;

          Laboratório de Anatomia e Neuranatomia;

          Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas I e II.

  • Biblioteca física e virtual.

Recursos

  • Biblioteca
  • Laboratários de Informática
  • Auditório
  • Laboratórios Especializados:
  •   Laboratório de Psicologia Experimental

      Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas I e II

      Esterilização e Lavagem

      Anatomia

  • Sala de Atendimento Clinico, Psicológico e Nutricional
  • Sala de Metodologias Ativas
  • Teatro
  • Cinema

Avaliação

No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).

No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

1º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Ética Profissional 40
Psicologia da Personalidade (6) 80
Psicologia da Pessoa com Deficiência 40
Psicossomática 40
Aprendizagem e Memória (2) 80
Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa - MTEP 40
SUBTOTAL 320

2º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Fundamentos Socioantropológicos 40
Fundamentos Históricos e Filosóficos de Psicologia (2) 60
Anatomia 40
Português Instrumental 40
Estatística 40
Psicologia do Desenvolvimento I (Infância e Adolescência) (6) 80
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem na Psicologia(1) (4) 60
SUBTOTAL 360

3º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Métodos de Investigação em Psicologia 40
Psicologia Social (2) (3) 80
Psicologia do Desenvolvimento II (Idade Adulta e Velhice) 80
Teorias e Sistemas Psicológicos I (Behaviorismo) (2) 80
Neuroanatomia e Neurofisiologia (2) 80
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Educação Ambiental (1) (4) 60
SUBTOTAL 380

4º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Psicologia e Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social (2) (3) 60
Neurociência e Comportamento 40
TTeorias e Sistemas Psicológicos II (Psicanálise) (2) 80
Processos Psicológicos Básicos (Linguagem e Pensamento e Emoção e Motivação) (2) (3) 80
Psicometria e Técnicas de Avaliação Psicológica (6) 80
Psicofarmacologia 40
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Relações Etnico-Raciais (1) (4) 60
SUBTOTAL 440

5º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Psicopatologia (2) 80
Teorias e Sistemas Psicológicos III (Existencialismo e Humanismo) (2) 80
Psicologia do Trabalho e Gestão de Pessoas (2) (3) 80
Testes Psicológicos (Teoria e Prática) (2) 80
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Direitos Humanos (1) (4) 60
Estágio Curricular Supervisionado Básico I 80
SUBTOTAL 460

6º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Psicodiagnóstico 40
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cognitivos Comportamentais I 40
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicanalíticas I 40
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Fenomenológico- Existenciais 40
Psicopedagogia e Psicomotricidade (2) 80
Psicologia Institucional 40
Psicologia Escolar e Orientação Profissional (2) (3) 80
Estágio Curricular Supervisionado Básico II 80
SUBTOTAL 440

7º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Orientação e Aconselhamento Psicológico (6) (3) 80
Psicologia Comunitária e Saúde Coletiva (2) (3) 80
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cognitivos Comportamentais II (2) 60
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicanalíticas II (2) 60
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Humanistas (2) 60
Estágio Curricular Supervisionado Específico I (ênfase 1 ou ênfase 2) 100
SUBTOTAL 440

8º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Dinâmicas de Grupo e Teorias e Técnicas Psicoterápicas de Grupo (2) (3) 80
Políticas Públicas e Prevenção e Promoção da Saúde Mental (2) 80
Intervenção Cognitivo Comportamental 40
Intervenção Fenomenológica - Existencial 40
Intervenção Psicanalítica 40
Elaboração de Projeto de Pesquisa – EPP 40
Estágio Curricular Supervisionado Específico II (ênfase 1 ou ênfase 2) 120
SUBTOTAL 440

9º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Psicoterapia de Casal e Família (6) 80
Psicologia Hospitalar e das Urgências (2) (3) 80
Gênero, Corpo e Sexualidade (3) 40
Orientação de TCC 20
Projeto de Extensão à Comunidade – PEC (1) (4) 60
Estágio Curricular Supervisionado Específico III (ênfase 1 ou ênfase 2) 120
SUBTOTAL 400

10º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Psicoterapia Breve Ambulatorial 40
Psicologia Jurídica 40
Tópicos Especiais (6) (3) 80
Libras / Oratória (Optativa) 40
Estágio Curricular Supervisionado Específico IV (ênfase 1 ou ênfase 2) 120
SUBTOTAL 320

QUADRO RESUMO

QUADRO RESUMO TOTAL
Conteúdos Curriculares 3380
Atividades Complementares(5) 100
Estágio Curricular Supervisionado 620
TOTAL GERAL 4100


OBSERVAÇÕES:

(1) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.
(2) Componente Curricular articulado com metodologias ativas sendo 20 horas aplicadas por meio da sala de aula invertida.
(3) Componente curricular articulado com a extensão sendo 20 horas de atividade extensionista.
(4) Componente curricular articulado com a extensão sendo 40 horas de atividade extensionista.
(5) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.
(6) Componente Curricular articulado com metodologias ativas sendo 40 horas aplicadas por meio da sala de aula invertida

"Os componentes curriculares podem ser alterados conforme ajuste no Projeto Pedagógico do Curso"

Corpo docente

Nome Titulação   Admissão
Claudio Ramos Peixoto Mestre
em Educação pela PUC - RJ
  04/02/2019
Maria Clara Moreira de Lima Mestre
em Psicologia pela Pontíficia Universidade Catolica do Rio de Janeiro
  02/08/2021
Olivia Barbosa Miranda Mestre
em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora MG
  02/08/2021
Monica Cristina Barbosa de Oliveira Especialista em Reabilitação Cardio-Respiratória Funcional e em Ciência do Treinamento dos Esportes de Endurance   18/02/2010 
Thais Leite Reis Especialista
em Psicologia Jurídica pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro
  04/02/2019
Thiago Rosa de Oliveira Especialista
em Psicología Jurídica pela Universidade Cándido Mendes
  01/02/2022
Vitor Siqueira de Moraes Mesquita Especialista
em Terapia Cognintivo Comportamental pelo Centro Universitario Celso Lisboa
  02/08/2021
Ver mais

Coordenação

Elizabeth Nair Duarte Salgado Soares

Graduada em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes em São Paulo

Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela UFRRJ

Mestre em Educação na Universidade Estácio de Sá

Email: elizabethsoares@ugb.edu.br

Telefone: (24) (24) 3345-1700

Outros Cursos